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Atualizado: Jan 29

O ser humano tende a escolher o que as pessoas ao seu redor fazem. Você acredita que você escolheu qual roupa comprar não é? Mas não foi você! Você escolheu uma roupa que está muito popular, ou que pessoas bonitas ao seu redor (seja no dia a dia ou nas redes sociais) usam. Um grande exemplo disso é a moda, de um dia para o outro, uma peça de roupa ou algum produto entra na “moda” e simplesmente todas as pessoas ao seu redor começam a consumir aquele produto, sem sequer se questionar se você realmente gosta daquilo ou se realmente precisa deste produto. O ser humano tende a querer sempre ser aceito pelas outras pessoas, por isso o Gatilho da Comunidade é tão forte. Você é a média das cinco pessoas mais próximas a você! Pessoas tendem a acreditar que grande parte das suas ações é ditada simplesmente por sua própria vontade, não importa o quanto elas neguem, as pessoas a sua volta moldam seus gostos e sua personalidade.


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Às vezes a antecipação da felicidade é maior do que a felicidade realmente experimentada no momento. Quando você usa o gatilho mental da Antecipação você desencadeia emoções prazerosas que seus clientes, que por sua vez, associam ao seu produto ou serviço. Se você conseguir criar uma antecipação antes de uma compra ou entrega, poderá aumentar ainda mais o entusiasmo e a ansiosidade de seu cliente para receber seu produto. Como a antecipação afeta o resultado do que você que faz no seu negócio? O resultado é a construção da sua mensagem para deixar as pessoas empolgadas e curiosas para saberem a sua oferta ou que está disponibilizando para elas. Acionando a reação emocional do gatilho Mental da Antecipação, preparando mentalmente seu cliente para esperar um determinado resultado. Portanto se você souber como construir seu conteúdo usando a Antecipação como estratégia para motivar seu cliente, certamente vai ter um excelente!


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O Gatilho de Urgência, também conhecido como Gatilho da Escassez de tempo, é muito parecido com a da Escassez de fato. Porém há diferença! O Gatilho da Urgência lhe passa a ideia de pouco tempo, e o da Escassez de poucas oportunidades. A questão é que todo Gatilho da Escassez é um gatilho da Urgência, mas nem toda Gatilho da Urgência é uma Escassez! “Calma, não entendi?” Bem simples, quando dizemos algo como “corra temos apenas 1 unidade” estamos criando um gatilho de escassez, e logo que você vê que há uma escassez, cria-se um gatilho de urgência, já que o tempo para adquirir aquele produto está se esgotando! A melhor maneira de usar o gatilho da urgência e por algo por tempo limitado, e deixar claro esse tempo. Como na Blackfriday, onde há um desconto enorme, porém você sabe que só dura durante aquele dia, uma vez por ano.


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